-
Arquitetos: Estudio MMX
- Área: 278 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Rafael Gamo
-
Fabricantes: Novaceramic
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno no estado de Hidalgo, que conta com estonteantes vistas para um campo de golfe e para a represa, localiza-se a Casa CAF, projetada pelo Estudio MMX. Um projeto que, para além de cumprir com os requerimentos do cliente e das condições do lugar, incorpora em seu desenho e em sua execução o cumprimento estrito do regulamento que promove a hegemonia da paisagem local.
O programa de arquitetura foi feito considerando-se privilegiar a maioria dos espaços com vistas para a paisagem, aproveitando a topografia descendente do pequeno lote e integrando um generoso jardim, apreciado por quem a habita e por quem visita. O protagonista do projeto, o jardim, se junta às zonas comuns no térreo, criando uma continuidade espacial entre o acesso e a parte posterior da casa, onde há contato direto com o campo de golfe.
Interpretando os requisitos e os regulamentos, foi desenvolvido um projeto que combina diferentes volumes com a topografia do terreno, se fazendo necessária a fragmentação e os planos de cobertura inclinados. A figura piramidal responde à necessidade de distribuir uma área maior no piso térreo, resultando numa casa que tem capacidade para funcionar num clima semidesértico com dias muito quentes e noites muito frias.
Concreto, aço, madeira e alvenaria aparente destacam-se nas diferentes geometrias, e são complementados com elementos que caracterizam os espaços e também que trazem aconchego. Reforçando a presença da sua estrutura e a geometria das suas coberturas, de todos os pontos é possível distinguir esta casa de campo na paisagem, a qual remete à cena local de um celeiro na encosta de uma montanha próxima a um lago.